Conselhos Regionais de Medicina apresentam dossiê ao ministro da Saúde

Caso Clínico Publicado! Enviado por Michel Kanas – Serviço de Cirurgia da Coluna | Instituto Cohen/SP
17 de julho de 2017
Complementação Especializada em Cirurgia Da Coluna (R4/R5) 2017/2018 – Instituto de Patologia da Coluna (IPC)
22 de julho de 2017
Exibir tudo

Conselhos Regionais de Medicina apresentam dossiê ao ministro da Saúde

Foto: Agência Brasil

notícia

Conselhos Regionais de
Medicina apresentam dossiê
ao ministro da Saúde

Nesta quarta-feira (19), pela primeira vez após a divulgação de comentários do ministro da Saúde, Ricardo Barros, de que os médicos “fingem trabalhar”, lideranças da categoria estarão frente a frente com o gestor máximo do Sistema Único de Saúde (SUS).

O encontro será durante audiência, em Brasília (DF), quando o Conselho Federal de Medicina (CFM) e os 27 Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) entregarão um manifesto que exprime a insatisfação da classe com a condução das políticas públicas de saúde no País.

No documento, os médicos informam que, após esgotadas todas as possibilidades de negociação com os gestores do SUS, devem judicializar, ou seja, transformar em ações na justiça casos concretos de desassistência na saúde.

No encontro com o ministro, além da entrega do manifesto, os médicos protocolarão um dossiê composto pelos relatórios de três mil fiscalizações realizadas em postos de saúde da rede pública, em todo o País, no período de 2015 a junho de 2017.

Os dados indicam a existência de inúmeras inconsistências nessas unidades, que desrespeitam normas de funcionamento determinados pelos órgãos de fiscalização sanitária ou não contam com recursos para resolver problemas de infraestrutura e insumos, entre outros.

Os dados e informações que serão apresentados ao ministro serão apresentados à imprensa, nesta quarta-feira, pelo presidente do CFM, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, e representantes dos Conselhos Regionais de Medicina, em entrevista coletiva, na sede CFM, em Brasília.

polêmica

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou que é chegada a hora do governo “parar de fingir que paga os médicos, e dos médicos pararem de fingir que trabalham”.
O ministro deu a declaração na sexta-feira (14/07), referindo-se a implantação do sistema de biometria para controlar a frequência dos servidores nos hospitais públicos. Ele prometeu implementar nas unidades de saúde do país, além de inovações como prontuário eletrônico.

Sociedade Brasileira de Coluna – SBC
Alameda Lorena, 1304 – Sala 1406 – São Paulo – SP
Telefax: (11) 3088.6615 – e-mail: coluna@coluna.com.br
www.coluna.com.br

Link Original

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *